Com o conceito web 2.0 sendo implementado em todo o mundo, as redes sociais, um dos principais membros do conceito atual de web, parece ter vindo para ficar. De acordo com o site Abi Research, a estimativa é que até 2013, cerca de 140 milhões de pessoas deverão estar inclusos a esta nova realidade. Muitas empresas de marketing vem usando o Orkut (maior rede social do Brasil – e brasileira!) para contratar novos empregados, e os critérios usados vão desde sociabilidade e presença até comunidades e comentário à que o aspirante participe.
Apesar da forma com que a tecnologia e a informação fazem com que tudo seja muito mais rápido, isto também pode ser aplicado como forma de demissão (mas e a justa causa, hein?). Afinal, um comentário agressivo exposto a um perfil de qualquer pessoa da sua rede social, pode significar uma total mudança de pensamento do seu empregador quanto ao seu respeito e isto certamente iria lhe gerar uma possível dispensa, porque o mercado é grande e os peixes, enormes!, portanto o mercado não admite que você cometa deslizes, ainda mais virtuais!
Outra grande rede social já mundialmente frequentada por músicos, é o Myspace, músicos como Mallu Magalhães, Kate Nash, Lilly Allen, Katy Perry, todos partiram do mesmo ponto. Além de ser um espaço de ouro para quem quer divulgar seu trabalho, é também um verdadeiro point de produtores musicais, de vídeo e figurino, que são muitas das vezes empregados por gravadoras de renome mundial.
Fique de olho! Esteja sempre atento ao que acontece de novo e interessante na web, porque o próximo pode ser você, e quando a oportunidade vir à calhar, não pense duas vezes, pense nos benefícios e claro, mantenha seu web currículo (no caso, seus perfis, de preferência, com os mesmos dados em todos) sempre atualizado e não esqueça de nada, tudo pode ser um ponto a favor.
Particularmente, sou fã apto dos social marks e desde sua entrada no novo jeito de encarar a web, vem sendo aceito pela grande maioria de usuários.
As redes sociais vieram para ficar por um bom tempo !